F.A.Q – Xbox 360

F.A.Q - Xbox 360

Região de Jogos e Console

A região tanto dos jogos quanto do console é uma coisa padrão. Não há programa que mude isso, é fato consumado.

 

PAL – Console Europeu. Roda apenas jogos PAL

NTSC/U – Console Americano. Roda apenas jogos NTSC – NTSC/U

NTSC/J – Console Asiático. Roda apenas jogos NTSC/J

Free – Jogos Region Free funcionam em todos os consoles.

 

Existem casos que o jogo é duas regiões, como por exemplo, NTSC/U eNTSC/J. Isso quer dizer que ele roda em consoles Americanos e Asiáticos.

Pra você ter total certeza da região do game que você vai rodar, passe a ISO dele no programa ABGX.

 

Para saber a região do seu console é bem simples. Inicialmente, a maioria dos consoles vendidos aqui no Brasil são Americanos.

Pegue um jogo NTSC/U e coloque no console. Se ele rodar, é Americano. Os consoles Europeus tem fonte de 220V, mas de qualquer modo pegue um jogo PAL e tente rodar. Se rodar, realmente é Europeu. E para consolesAsiáticos é a mesma coisa. Pegue um jogo NTSC/J e coloque no console. Se rodar, é um console Asiático.

De modo geral, a gente descobre a região do console por eliminação. Basta pegar um jogo de cada região e fazer os testes.

 

Live

Rede do Xbox. Na Live você pode jogar online, baixar temas, expansões de jogos, adicionar pessoas como amigos, baixar demos de jogos e várias coisas desse seguimento.

O Banimento na Live faz com que você deixe de usufrir todos os serviços da mesma. O Banimento é causado pela Firmware alterada, e “reforçado” por jogos modificados.

 

Firmware/Desbloqueio/Ixtreme

Firmware, de modo grosso, é o “Driver” do Drive. Ou seja, o Sistema do DVD do console. Claro que esse foi um exemplo grosseiro, é algo simplesmente pra dar uma noção.

O Desbloqueio do console consiste na alteração da Firmware do Drive. Substituem a Firmware original por uma modificada que possibilita a leitura de jogos com Camadas de Proteção, no caso, Waves. Wave é uma partição de vídeo, mas a cada nova Wave lançada uma nova Firmware surge pra quebrar essa proteção.

Atualmente, o desbloqueio do Xbox 360 é o IXtreme, tendo várias versões dele.

IXtreme 1.4, 1.41, 1.5, 1.51, 1.6, 1.61, LT 1.0, LT 1.1, LT+ 1.0 e LT+ 1.1, tendo em conta que o último citado é o melhor e mais completo.

 

Waves

Existem Wave de 1 até 11. Você pode identificar a Wave do jogo pelo programa ABGX também.

 

Anti Piracy

Anti Piracy quer dizer “Anti Pirataria”. Normalmente os jogos têm AP 2.0 que é burlado por todos os desbloqueios, porém, jogos com AP 2.5 são burlados apenas pelo IXtreme LT+, seja ele 1.0 ou 1.1.

Desbloqueios e Waves

IXtreme 1.4, 1.41 e 1.5 – Rodam apenas jogos de Wave 1 e 2 (Drives Benq com IXtreme 1.41 Non Stealth rodam todas as Waves)

 

IXtreme 1.51 – Roda apenas jogos de Wave 1,2 e 3. Não tem proteção Stealth, executa jogos de Wave modificada. (Drives BenQ com IXtreme 1.51 rodam todas as Waves)

 

IXtreme 1.6 – Roda apenas jogos de Wave 1, 2 e 3. Para rodar jogos com Waves mais novas é necessário o Disco de Boot/Active ISO.

 

IXtreme 1.61 – Roda apenas jogos de Wave 1, 2, 3, 4 e 5. Para rodar jogos com Waves mais novas é necessário o Disco de Boot/Active ISO.

 

Ixtreme LT 1.0 e 1.1 – Roda todas as Waves. Em alguns casos, para rodar Wave 7 ou superior é necessário o disco de boot, porém não em todos. Tudo faz crer que o 1.0 precise e o 1.1 não.

 

IXtreme LT+ 1.0 e 1.1 – Roda todas as Waves. Waves modificadas ou não, jogos com AP 2.5 ou não. O que difere a versão 1.0 da 1.1 é que a 1.1 executa jogos de Xbox 1 convertidos pra Xbox 360 e a versão 1.0 não.

 

OBS: Drives Samsung e Hitachi não têm proteção AP 2.5, ou seja, teoricamente consoles com Drive Samsung ou Hitachi rodam jogos com AP 2.5 normalmente.

 

Como saber qual é o meu desbloqueio?

R – Abra o console, conecte o Drive do Xbox na Placa Mãe do Computador por meio de um Cabo SATA e utilize o programa Jungle Flasher. Se tens receio de tal procedimento, leve à um técnico ou descubra por eliminação, usando as informações citadas acima de quais Waves rodam em determinados desbloqueios.

 

Verificação e Gravação de ISOs (Jogos)

Como faço pra verificar e gravar um jogo de Xbox 360?

R – Para verificar o jogo, use o programa ABGX (Clique Aqui) e depois de verificar a ISO do jogo, pode gravar com o programa Img Burn (Clique Aqui) ouClone CD (Clique Aqui) usando uma mídia de Dupla Camada, com nome de Dual Layer. Esse DVD tem 8.5GB de espaço, e não dá pra gravar jogos de Xbox 360 com outra mídia.

 

Esse programa ABGX é realmente necessário?

R – Sim. Além de ele mostrar se a ISO do jogo está correta para uma execução num console que tenha Live ativa, mostra a integridade total também, dando resultados que mostram se a ISO está danificada ou não. Além disso, cria o arquivo .DVD, que é utilizado na gravação dos jogos.

 

Quais a melhores mídias para gravar jogos?

R – As melhores são da Mitsubishi, Verbatim e S-mac. Mídias da marcaRidata também são boas, mas as três que foram citadas inicialmente são melhores.

 

Tem algum problema em gravar jogos com outras marcas de mídia?

R – Problema propriamente dito, não. O que pode acontecer é você perder mais mídia na gravação e/ou os DVDs se estragarem em pouco tempo. Existem várias marcas, algumas boas mas que geralmente não citamos. Evite aquelas que você nunca ouviu ninguém falar.

 

É melhor usar DVD printado?

– Não. A estampa no DVD faz com que ele tenha uma espessura maior, fazendo com que force mais para rodar, e, conseqüentemente, gere um aquecimento indesejado.

 

Eu gravei um jogo, e assim que coloquei no Vídeo Game, surgiu uma mensagem de disco sujo. O que pode ser?

R – Mídia ruim ou suja. Grave com outra marca de mídia, e se o problema persistir, faça uma limpeza no seu gravador.

 

Qual é a melhor velocidade para gravar jogos?

– 2,4x, como citado nos tutoriais. 4x roda numa boa, mas aconselhamos gravar em 2,4.

 

Console e Modificações

Posso instalar um jogo no HD e deixar de usar o DVD dele?

R – Não. Você sempre precisará do disco pra fazer o boot do jogo. Depois do boot, o jogo passa a ser executado pelo HD do console.

 

O que é Dashboard (Dash)?

– Dashboard é o sistema do Xbox. As Dashs são atualizadas de forma regular em acesso à Live e implantada em alguns jogos, fazendo que você atualize o sistema assim que execute o jogo. Digamos que é uma atualização do Windows para exemplificar. Geralmente não há problema em atualizar o sistema…

 

O que é JTag?

R – Nós donos de um Xbox 360 imaginamos com o dia em que a Microsoft irá parar de frescura e nos deixar aproveitar nossos consoles com toda a liberdade possível. Bem, esse pode ser um dia muito distante ou que provavelmente nunca chegue.

O JTAG é hoje a única maneira alternativa de se obter essa liberdade em seu Xbox 360, mas uma vez que o processo é de difícil realização e com baixas chances do console atender as especificações para a realização do mesmo, o Jtag se torna também um sonho que apenas poucos tem acesso.

JTAG é a abreviação de Joint Test Action Group, um padrão mundial para leitura/scan/escrita de componentes eletronicos como Circuitos Integrados, memórias, etc. No caso do XBOX 360, o Jtag é utilizado para fazer leitura e escrita da NAND, que é onde fica armazenada a dashboard do console.

Através deste hack é possível:

* -Troca de Skins da Dashboard.
* -Copiar um DVD (Filme ou Games) para o HDD do console e executalos sem a necessidade de disco na bandeja.
* -Verificar e modificar a velocidade do FAN (cooler)
* -Verificar temperatura do Xbox 360, de sua CPU e sua GPU.
* -Instalar XBLAs (Live Arcades) sem ter que comprá-los.
* -Instalar DLCs como fases extras, músicas de Rockband e etc sem ter que comprá-los
* -Rodar Jogos de Xbox360 e XBLAs direto de unidades USB ( Pendrives e HDs)
* -Rodar Homebrews (aplicativos não assinados ou auorizados pela Microsoft.
* -Rodar emuladores.
* -Entre muitas outras coisas.

Como seria feito tudo isso você deve estar se perguntando. Bem, após o sucesso de se fazer o jtag no x360, hackers vem montando suas comunidades e trabalhando em Dashboards especificas/alernativas para estes tipos de console, disponibilizando todas as opções citadas acima.

Hoje a XBReboot, Free60 e Freestyle dash são as dashboard alternativa mais usadas, que permite rodar códigos não assinados,chamados de homebrews, no qual permite os mais avançados em programação fazer emuladores, players de vídeos entre outros aplicativos, como era feito no primeiro Xbox.
Posso conectar um console com JTag na Live?
- Nunca! É conectar e dizer adeus!
Como posso fazer este processo? Existe um Tutorial?
R – O processo requer que você abra o console, faça algumas soldagens, coisas realmente técnicas que pessoas comuns não devem nem pensar em tentar fazer sozinho o processo.
Não são todos os consoles que estão aptos a fazer o processo, as ultimas versões do Xbox 360 vem tampado as maneiras de realizar o Jtag. A regra só funciona para consoles antigos, sejam estes banidos ou não, com Dashboard 7xxx ou inferior. Algo muito raro de se achar hoje em dia, principalmente em versões Jasper. Como o processo é de dificil realização, não irei postar tutorial.
É ou não é um sonho para donos de um Xbox 360?
R – O hack chama a atenção todos, até os certinhos que seguem as regras “Originais” de utilização. As possibilidades que o jtag oferece faz com que seu xbox 360 se transforme em algo mais do que jogar video game, transforma o aparelho em algo realmente multimídia, preparado para executar qualquer função.

A intenção do artigo era apenas informar aos mais novos na área o que é o jtag e suas varias possibilidades.

 

Para buscar mais conhecimento, acesse os Tutoriais.

12 Comments

  1. ai guilherme voces da novato games tem algumas informaçao sobre a nova dash beta que estao falando por gentileza nos tras essas informaçoes para nos pois para min sera de muita utilidade vale um abraço

  2. Meu xbox é europeu. Posso entrar na live do Brasil, comprar um jogo online e ele rodará? Ou por ser Europeu terei que entrar na LIVE da Europa? Sds!

  3. Olá
    Queria pedir uma opiniao do que voces acham sobre isso:
    Comprei meu xbox slim 4gb desbloqueado faz mais ou menos 2 meses no Paraguai. Entao ele veio com essa ultima dash 20.161… Porém desde que chegou ele consegue conectar na internet porem nao entra na live. Ja olhei as soluçoes no site do suporte ja mandei email ja fiz de tudo. Agora que saiu a atualizaçao nao consegui atualizar direto pela internet. Entao fui tentar por pen drive tambem nao da. O codigo de status é muito diferente do que aparece nas soluçoes no site do xbox suporte. Gostaria de saber se ele nao consegue entrar na live pq é desbloqueado etc. Por favor me ajudem estou desesperado

  4. Eu gravei uns 15 jogos aqui, mas meu x-box não está comigo como faço para saber se eles estão funcionando e qual jogo é qual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *